Thursday, September 10, 2009

Castelos no ar...!

Hoje acordei e vi o sol espreguiçar-se. Distraído, estendeu um raio e depois outro por entre os lençóis brancos de núvens. Sussurrei-lhe, “bom dia sol bonito...” e voltei a deitar-me. Peguei num livro e viajei. A viagem levou-me a um castelo no ar, lembram-se do que isso é?

Construir um castelo no ar significa sonhar muito, sonhar sonhos de amor e alegria, sonhar com jardins supensos, floridos de aromas doces, sonhar com uma mão entre as nossas, sonhar com risos de praia.

Mas hoje em dia, que significa quando alguém nos diz, ao mesmo tempo que evita o nosso olhar, “ah...! estás é a construir castelos no ar...”. Querem-nos dizer que não estamos a viver a realidade, que é dura e difícil, querem-nos avisar que nos estamos a preparar para uma grande desilusão, querem-nos dizer que os sonhos não alimentam a barriga de ninguém... querem nos dizer que é melhor ficar com o pouco que temos, que a aspirar a mais, que é melhor ter pouco amor a ter que procurar mais amor, que é melhor ser cinzento e caminhar sem alegria, do que andar descalço e brincar com cada pedra encontrada no caminho.

Que erro! Que grande erro!

Ora pensemos juntos, que sonhos queremos nós ter? Sim, porque toda a gente sonha, mesmo o que nos dizem que sonhar é vagabundear.

Quero mesmo sonhar com a minha falta de dinheiro, sonhar com os meus medos de falhar, de não conseguir aquilo que quero, sonhar que não amo nem sou amada, sonhar que fiz tudo mal, que estraguei o meu futuro, o meu passado, sonhar que não tenho valor nem utilidade, sonhar que sou triste?

Quero mesmo sonhar que me magoam uma vez e mais vezes, sempre da mesma maneira, que me enganam, que minto e me escondo, sonhar com a repudia, com o nojo, com o julgamento de tudo o que fiz e não fiz, de tudo o que me fizeram, disseram, ou calaram?

Que engano! A vida não é isto...

A vida é sonhar, é sonhar para crescer. É sonhar um amor profundo e livre, que se expande, é sonhar com dar e partilhar, no emprego, na rua, em casa, principalmente em casa. É sonhar com um pequeno canteiro, um pequeno jardim, e o sol radiante a sorrir-nos. É sonhar com aquilo que nos motiva e nos traz alegria. O que é que te faz feliz? Quando é que o teu coração sorri e se derrete em mimos?

Vai sempre haver quem nos julgue, quem não tenha fé, quem se recuse a sentir amor, quem não se cale quando é altura de estar em silêncio, quem fique em silêncio quando é altura de falar. Mas viver assim?

“A única segurança real na vida está em apreciar a insegurança da vida”